Estrabismo

Estrabismo

Definição:
É a perda do alinhamento dos olhos podendo ser desviado para “dentro” quando em direção ao nariz (Endotropia) ou para “fora” em direção às orelhas (Exotropia). Também conhecido leigamente como “Olho Torto” ou “Vesgo”. Podendo ser congênito ou adquirido.

Atualmente, o diagnóstico preciso e precoce (antes dos 7 anos de idade) é o fator determinante para o desenvolvimento da visão no olho acometido, devendo ser tratado ainda nos primeiros meses de vida através de oclusão, e somente após a recuperação visual, a cirurgia é indicada para alinhamento dos olhos.

Quando adquirido após trauma ou doença secundária, a preocupação passa a ser somente o alinhamento dos olhos, uma vez que o desenvolvimento foi normal na fase infantil. Em geral, tem origem neurológica e o mais recomendável é aguardar por no mínimo 6 meses, pois alguns casos tem regressão espontânea.


Sintomas:

Na infância, cansaço visual, má desempenho escolar, desconforto estético. No adulto, desconforto estético e diplopia (visão dupla)


Tratamento:

Na infância, oclusor, testes ortópticos, óculos e cirurgia após desenvolvimento da acuidade visual. No adulto, vai depender da causa, se neurológica aguarda-se 6 meses antes de indicação cirúrgica, óculos com prismas e oclusores.