Oftalmopediatria

Oftalmopediatria

Definição:
É a área da oftalmologia que estuda as doenças oculares que acometem a criança desde o nascimento até a fase adulta.

Doenças:
Podemos citar entre as mais comuns o estrabismo, erro refracional (miopia, hipermetropia, astigmatismo) e ambliopia, já nos casos menos frequentes encontramos a catarata congênita, glaucoma congênito e por vezes tumor maligno chamado retinoblastoma

Importância:
O desenvolvimento visual no ser humano é concluído ao redor dos 7 anos de idade, isso significa que no futuro o paciente vai ter a visão que ele apresenta com esta idade, sem poder aumentar sua potência visual.

Sendo assim, tudo que possa atrapalhar esse desenvolvimento (catarata, estrabismo, etc) deve ser tratado a tempo para conseguir fazer sua reabilitação visual.

Quando fazer a primeira consulta?

Na vigência de alguma dúvida por parte dos pais, a criança deve passar em consulta imediatamente, mesmo que seja com poucos dias de vida, para que o exame ocular seja feito e a dúvida sanada. Caso contrário, a criança deve fazer sua primeira consulta nos primeiros anos de vida.

Obviamente, a colaboração de um pequeno paciente como este é bem limitada, mas um profissional treinado e hábil nesta área tem toda a capacidade de conseguir todas as informações cruciais para o seu desenvolvimento visual.

Em geral, os eventos nas crianças ocorrem de maneira mais rápida, portanto, um seguimento de rotina semestral é mais do que suficiente para acompanhar e detectar possíveis dificuldades visuais.